A maior mobilização musical do planeta!

Make Music Day é uma celebração musical que acontece sempre no dia 21 de junho. Lançada em 1982, na França, como a Fête de la Musique, é realizada em mais de 1.000 cidades em 120 países – sempre no mesmo dia.

Histórico do Evento

No ano passado, mais de 1.000 cidades ao redor do mundo fizeram celebrações musicais no dia 21 de junho.

Tudo começou há 38 anos na França.

Em 1982, o Ministério da Cultura da França inventou uma idéia para um novo tipo de feriado musical. Eles imaginaram um dia em que haveria música ao vivo gratuita em todos os lugares: esquinas e parques, telhados e jardins, fachadas de lojas e montanhas.

E, diferentemente de um festival de música típico, todos e todas são convidados a participar e tocar música ou a realizar apresentações. O evento aconteceria no 21 de junho, e se chamaria Fête De La Musique. (Em francês, o nome significa “festival de música” e “make music!”)

O Fête se transformou em um verdadeiro feriado nacional na França. Quase 8% do país (5 milhões de pessoas) tocaram um instrumento ou cantaram em público para a Festa da Música. No Brasil, mais de 59 cidades fizeram pouco mais de 600 horas de eventos em 2019.

Três décadas depois, o feriado se espalhou pelo mundo e agora é comemorado em mais de 120 países.

Make Music Day Brasil

No Brasil, o patrocinador é a ANAFIMA (Associação Nacional da Indústria da Música) com o suporte global da NAMM Foundation. O evento de 2020 possui mais de 60 Coordenadores Regionais que se empenham em ampliar a música para suas cidades e regiões.